terça-feira, 5 de abril de 2011

Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PIQUENIQUE DA FAMÍLIA – BRINCADEIRAS ANTIGAS

Acadêmicas:

Angélica Licinio Machado
Katia A. de Lima
Mayara Schramm
Mirele Corrêa
Silvia Buzana



Esta prática foi realizada no VI Semestre do nosso curso, e nos trouxe uma experiência muito enriquecedora, principalmente se tratando no papel e na participação da família na educação da pequena infância.
Esta intervenção foi realizada conjuntamente com o Projeto Anual da Proposta Pedagógica do CEI Emília Piske, nosso campo de estágio, que integra a família à educação dos seus filhos, sendo este o Piquenique da Família. Através de um convite feito pelas coordenadoras, este projeto teria como objetivo integrar a família e comunidade no contexto escolar, a fim de proporcionar uma dinâmica diferenciada e ampliar as vivências das crianças, promovendo a interação entre crianças, pais e professores, fazendo com que eles participassem do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem através do resgate das brincadeiras antigas.
“A Educação Infantil deverá promover a integração da família, fortalecendo-a como elemento que exerça influência mais fundamental no desenvolvimento da criança, bem como, favorecer a inserção de sua ação na comunidade.”
(Resolução N.° 01/99/COMED/BLUMENAU. Cap. II, Art. 5°).

Sendo assim, o Piquenique da Família foi realizado no sábado do dia 23 de outubro. O CEI se responsabilizou em fazer a divulgação do evento à toda comunidade escolar, as crianças construíram os convites com o nosso auxilio e o auxilio das professoras regentes, através do uso de materiais como, cartolinas, tecidos e canetinhas, e estes foram entregues aos pais. Nós ficamos mais responsáveis pela elaboração e realização das brincadeiras no dia do piquenique. Com a utilização de alguns recursos, tais quais: jornal, ovo, música, sacos, cadeiras e a participação dos pais, conseguimos desenvolver algumas brincadeiras como: corrida do ovo, dança da cadeira, mata soldado, corrida do cavalo, etc.
As brincadeiras são o eixo fundamental do trabalho pedagógico e assume o principio estético que deve ser respeitado, entre eles “de sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais” (DCNEI, RES. Nº 5/2009, Art. 6º, inciso III). O brincar é indispensável para o desenvolvimento da criança, e é indispensável nesse período social.
Uma atividade muito importante para a criança pequena é a brincadeira. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecimento e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz. (Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, p. 149)

Neste projeto, tivemos a participação de aproximadamente 90 % dos pais presentes, a maioria deles participaram ativamente das atividades juntos a seus filhos, trazendo e compartilhando um pouco de suas lembranças e experiências.
As instituições de Educação Infantil precisam organizar um cotidiano de situações agradáveis, estimulantes, que desafiem o que cada criança e seu grupo de crianças já sabem sem ameaçar sua autoestima nem promover competitividade, ampliando as possibilidades infantis de cuidar e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de organizar pensamentos e idéias, de conviver, brincar e trabalhar em grupo, de ter iniciativa e buscar soluções para os problemas e conflitos que se apresentam as mais diferentes idades, e lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes em nossa sociedade [...]. (Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, p. 151)

Esta intervenção foi um momento muito marcante para a nossa formação. Conseguimos olhar para uma outra dimensão do ensino, que não fosse a sala de aula, mas que está diretamente ligada com a formação dos alunos e com o funcionamento das instituições de educação. Essa prática assim como qualquer outra linguagem também, tem sua importância no processo de ensino-aprendizagem, e não pode deixar que se perca na obrigação de cumprir com o programa curricular. A participação da família e as brincadeiras é um direito da criança e componente essencial nesse período social que corresponde à infância.

REFERÊNCIAS:
Sistema Municipal de Ensino do Município de Blumenau. RESOLUÇÃO Nº 01/99/COMED/BLUMENAU, 29 de setembro de 1999.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18.
Parecer CNE/CEB Nº 20/2009: Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: O Direito da Criança. Educação Infantil. Câmara dos Deputados. Brasília, 2010.

Um comentário:

  1. Muito legal essa prática, a interação com a família é muito importante para o desenvolvimento das aprendizagens das crianças, e as brincadeiras fazem parte desse processo.

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