O portfólio surgiu com a necessidade de organizar os registros dos alunos de uma forma não padronizada e sim de uma maneira de que cada aluno fosse pensado de uma maneira singular. Onde cada aluno cria o seu portfólio individualmente, onde será guardado suas produções acadêmicas, documentos durante toda a sua trajetória escolar, vão fazer parte dele textos, desenhos, projetos, anotações, reflexões, trabalhos e marcos que foram significativos em suas aprendizagens. Cada portfólio será único e autentico.
A produção de documentação pedagógica (portfólio) constitui-se, ao mesmo tempo, um processo de construção e um conteúdo material organizado. É uma forma de tornar visível o trabalho das crianças e o do educador. É algo que deve ser fabricado para sistematizar o que ocorre em sala de aula, fazendo com que os acontecimentos sejam transpostos para uma outra linguagem. Isto faz com que as histórias do dia a dia jamais se percam no tempo, pois foram registradas e poderão servir como um valioso instrumento para reflexão.
O registro no processo avaliativo se torna um elemento indissociável do processo educativo. Processo educativo este apresentado como conjunto de ações que tem como função a observação, o acompanhamento, o registro para orientar e redirecionar o processo pedagógico como um todo. Deve, ainda, se constituir numa prática sistemática e contínua, tendo como princípio a melhoria da ação educativa, envolvendo a criança, a professora e a instituição.
O portfólio é mais conhecido em escolas de ensino fundamental e universidades, principalmente nos cursos de engenharias, comunicação social, arquitetura vem com o passar dos anos tornando se um eficaz instrumento de registro dentro das escolas de educação infantil e ensino fundamental.
O portfólio consiste basicamente em uma reunião de trabalhos realizados por uma pessoa, onde o mesmo trará evidencias da aprendizagem da mesma, no caso da educação a aprendizagem do aluno pode ser avaliada por intermédio do portfólio.
Já na questão avaliativa podemos destacar que o portfólio não centra o seu caráter avaliativo apenas na verificação do que o aluno aprendeu ou seja o que ele conseguiu aprender, passa assim a ser uma construção das relações entre os conteúdos.
Sendo assim podemos dizer que o portfólio é um procedimento de avaliar inovador, em que avalia o progresso das crianças por meio de um conjunto de procedimentos contínuos, o mesmo estimula o pensamento reflexivo e critico dos alunos, podemos dizer que ele é uma avaliação continua e que permite acompanhar o processo ensino aprendizagem dos alunos. Mais ao se pensar portfólio não podemos remete lo a um deposito de trabalhos e sim um suporte para observar o aluno.
Critérios do portfólio consiste em registrar idéias, experiências, onde o aluno possa refletir e registrar de uma forma sistemática as suas idéias, opiniões e criticas.
Acadêmicas:
Anelize,
Bruna,
Maitê,
Silvia C.,
Vanessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário