segunda-feira, 9 de maio de 2011

Praticas Pedagógicas

Práticas Pedagógicas- Construção da Árvore Ecológica.
Acadêmicas:

Angélica Licinio Machado
Katia A. de Lima
Mayara Schramm
Mirele Corrêa
Silvia Buzana

Essa prática pedagógica aconteceu na sexta fase do curso de Pedagogia num Espaço de Educação Infantil com a turma do Jardim II (seis anos), trabalhamos com as crianças o tema Meio Ambiente dando continuidade ao assunto ministrado pela professora regente.
Sentamos no grande grupo e discutimos formas e estratégias de conscientização e respeito pela natureza e como as crianças têm um papel fundamental para a transformação da mentalidade de preservação. Assim saímos pela instituição e procuramos os mais diversos tipos de lixo, tanto lixo orgânico ( cascas e restos de alimentos) como lixo inorgânico( plástico, vidro, papel...), separando-os adequadamente conforme os gêneros.
Levamos para a sala um pedaço de papel pardo grande, e colamos nele um galho de árvore. De um lado as folhas verdes e bonitas da planta e do outro todo o lixo que colhemos, cada criança teve a oportunidade de colar um dos matérias que recolheu na instituição. Vimos como os lixos estavam sujos e degradados devida a má conservação e a sua separação inadequada.
Pedimos que por um instante as crianças observassem aquela árvore que construímos juntas, a diferença da beleza e da vida representada nos dois lados da planta, os dois sentidos que a vida pode tomar, voltando a observação para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio natural e social (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998). Depois da observação muitas crianças relataram como seus pais ou vizinhos fazem a separação do lixo doméstico, e que realmente não há essa preocupação da separação correta desses materiais. Realizaram perguntas sobre o que acontece com o lixo e relataram algumas de suas teses.
“ Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social na qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas ás suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiência e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil p. 163, ano 1998.)
Deste modo as crianças conseguiram compreender a importância da preservação do meio ambiente, e que é a partir deles que pode-se mudar a perspectiva de proteção e conservação da natureza, que é preciso fazer algo para que a próximas gerações venham desfrutar e usufruir das grandes riquezas naturais que o nosso país possuí, e que infelizmente muitas dessas riquezas já não estam disponíveis ou estam desaparecendo.
Para finalizar cantamos a música A árvore da montanha com o auxilio do CD, sendo que as crianças dramatizavam a letra da música, realizando improvisadamente os gestos que achavam adequados. Ampliando também seu repertório musical, resgatando as cantigas de roda.Sendo uma das formas importantes de expressão humana, a promoção da interação e comunicação social.
Referencias:
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, ano 1998.
Educação Infantil, pra quê te quero?, CRAIDY, Carmem- Porto Alegre- RS, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário