terça-feira, 24 de maio de 2011

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - PRINCIPAIS RECURSOS

Muitas das documentações pedagógicas nas instituições de educação ainda são confundidas com a “observação da criança”.
Para uma melhor compreensão Dahlberg, Moss e Pence (2003) nos ajudam a distingui-las. Segundo os autores o propósito da observação é avaliar o desenvolvimento psicológico infantil em relação às categorias já predeterminadas e produzidas a partir da Psicologia. Já a documentação pedagógica é nada mais que um processo que tenta visualizar e entender o que está acontecendo no trabalho pedagógico e o que a criança é capaz de fazer sem qualquer estrutura predeterminada de expectativa e normas.
Quando documentamos estamos construindo uma relação com as crianças, incorporamos nestes documentos nossos pensamentos implícitos daquilo que consideramos ações valiosas da prática pedagógica. A documentação traz vivências e saberes que construímos com as crianças.
Ainda de acordo com os autores a documentação pedagógica é vista como um conteúdo sendo ele um material que registra o que as crianças estão dizendo e fazendo, este material pode ser produzido de várias maneiras e assumir várias formas. Como por exemplo, observações manuscritas do que se é dito e feito ou até mesmo registros em áudio e vídeo, tais como fotografias, gráficos de computador, o próprio trabalho das crianças, tais como arte em atelier. Sendo assim este material se torna um material pedagógico concreto. A documentação pedagógica pode ser vista como um processo de ensino e aprendizagem.
Ao fazer o relato de uma atividade, por exemplo, o professor pode utilizar diferentes maneiras de produzi-lo. Com as crianças maiores, pode montar um relato parecido com um texto coletivo. Juntos, crianças e professores podem elencar o que as crianças precisam destacar durante suas falas, tal como foi a atividade, os materiais que utilizaram, com o que cada criança contribuiu. Esse tipo de relato pode ser elaborado também pelo professor, destacando a participação de cada criança individualmente ou até mesmo do grupo todo, dependendo do tipo da proposta.
As fotografias e vídeos são materiais riquíssimos para a documentação pedagógica, através deles percebemos detalhes que durante a atividade podem ter passado despercebido. Um cartaz de fotos da exploração de um material, por exemplo, muitas vezes não necessita de relatos, pois os registros das expressões das crianças estão claros nas fotos. O mesmo acontece com os vídeos, que podem ser de momentos de rotina diária, como uma brincadeira espontânea, uma contação de histórias ou até mesmo dramatizações, registrando a montagem do cenário e dos objetos, os ensaios e posteriormente a peça final.
Os registros feitos pelas crianças através de desenhos e obras representam o que ela percebeu perante o que foi apresentado, bem como suas falas. Essas falas registradas não devem ser apenas do aprendizado da criança perante a atividade, mas sim de seu conhecimento prévio, de suas dúvidas e suas conclusões.
Cabe ao professor utilizar diferentes maneiras os métodos de registros, adequando-os ao seu grupo, distinguindo as características individuais e coletivas das crianças.

Referências:

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003.


Academicas:
Anelize Baumgartner
Bruna Carla Dias
Maitê Thais Lohse
Silvia Calixto
Vanessa Schramm

Nenhum comentário:

Postar um comentário