sexta-feira, 17 de junho de 2011

CAUSAS MAIS COMUNS DOS ACIDENTES INFANTIS

Postado por: Janaina, Sandra e Carla

Falar de acidentes, seja ele, qual for, não é nada agradável. Porém, algumas coisas precisam ser mais esclarecidas para evitar essa situação.
Hoje vamos postar sobre os acidentes mais comuns que ocorrem com as crianças que segundo especialistas em saúde na infância, os acidentes em sua maioria são provocados por quedas, armas de fogo, afogamentos, engasgos, queimaduras, envenenamentos, sufocação e falta de segurança no transporte. A queda da cama ou do trocador de fraldas está entre as primeiras razões de morte acidental. Concerteza, algumas de nós já presenciou ou já ouviu falar destes acidentes com crianças.

Uma pesquisa feita pela enfermeira Shirley Rangel do Hospital São Camilo Gomes -SP concluiu que as faixas etárias entre 2 a 4 anos inconpletos representam os maiores índices com risco de morbidade.
A pesquisa revela que os meninos estão mais propícios a acidentes, umas vez que as suas brincadeiras são mais arricadas.

Convém destacar-mos que 63% dos casos de acidentes, segundo esta pesquisa, acontecem em casa, muitas vezes na presença da mãe.
Porém, muitos dos acidentes como as queimaduras, afogamentos, quedas, agressões,atropelamentos, envenenamentos, transporte inadequado, entre outros - poderiam ou melhor podem ser evitados.

Confiram no link as dicas para proteção contra os acidentes infantis, divididas por faixas etárias segundo o Dr. Manuel Naves, pediatra.

" A prevenção dos acidentes na infância pode e deve ser instituída. O termo "acidente" implica a sua imprevisibilidade, e embora seja certo que as lesões não tenham maior probabilidade de ocorrer do que as doenças, estar atento para as situações de risco pode evitar perdas irreparáveis"

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3964&ReturnCatID=1617#Causas Mais Comuns dos Acidentes Infantis

Nenhum comentário:

Postar um comentário